REPÚBLICA E TOTALITARISMO: A FACE SOMBRIA DA POLÍTICA BRASILEIRA EM 2020
Resumo
O presente artigo é a transcrição da conferência realizada em 16 de junho de 2020 para a disciplina Brazil, Brasis e a Educação: o que a pandemia da Covid-19 nos revela? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. O tema do artigo é o abandono do espírito republicano e os riscos que a perda do sentido de República pode levar à democracia Brasileira. Para a argumentação partimos de uma breve análise do conceito de res publica em Cícero, autor da De Re publica, escrita entre os anos 54 e 51 a.C. Foram apresentadas, ainda as concepções de Jean Bodin, autor dos Seis Livros da República, de 1576, de Montesquieu em seu livro O Espírito das Leis de 1748 e de Gabriel Cohn em entrevista de 2010. Finalmente, apresentamos uma análise do livro de Hannah Arendt, Origens do Totalitarismo, de 1951, com a finalidade de compreender como a autora associa a ascensão do totalitarismo com a perda do sentido republicano.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.