O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

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Resumo

A coordenação pedagógica é uma função de origem recente nas escolas públicas. Seu papel tem se tornado cada vez mais importante com a democratização do acesso à educação que levou aos bancos escolares crianças provenientes de setores antes marginalizados. Sem o preparo adequado para lidar com os novos alunos, os agentes escolares vêm abdicando da tarefa de educar uma população que consideram problemática e incapaz de se adequar às exigências de um processo educativo de qualidade. Este artigo apresenta, de forma sumária, algumas características do papel do coordenador pedagógico na gestão democrática da escola e as dificuldades presentes na organização do trabalho pedagógico da escola, considerando os diferentes aspectos dessas tarefas. Palavras-chave: Coordenação pedagógica; gestão democrática; democratização do ensino

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Riscal, Depto. de Educação da UFSCar

Doutora em Educação pela Unicamp; professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar; coordenadora do do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da UFSCar.

José Reinaldo Riscal, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estatístico pela USP, Mestre em Educação pela UFSCar; doutorando em Educação pela UFSCar e professor do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da UFSCar.

Ana Maria Stabelini, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo- campus Caraguá

Doutora em Educação pela UFSCar; professora do IFSP campus Caraguatatuba e professora do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da UFSCar.

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Publicado

03-04-2020