COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NA WEB E REDES SOCIAIS: A EXPERIÊNCIA DO INFORMASUS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A pandemia da COVID-19 e seus impactos em vidas humanas, saúde e economia, ativaram resistências não apenas na tentativa de conter a disseminação da infecção, mas também contra situações políticas e sociais prévias à pandemia, em diferentes aspectos. O presente relato se estrutura na formação, desenvolvimento e resultados de 6 meses da Rede InformaSUS-UFSCar. Uma rede de comunicação social e científica, colaborativa e cogestiva, surgida na universidade com objetivo de conexão e disseminação de informações intra e extramuros. Esta rede composta por docentes, discentes e técnicos(as) administrativos(as) da UFSCar, bem como voluntários(as) de outras instituições ou sem vinculação institucional. Tecida em relações de colaboração se conecta através do website e canais de comunicação nas redes sociais. Os conteúdos publicados em fluxo contínuo para diversos públicos passam por processo editorial, que vem sendo desenvolvido para ampliar as possibilidades de alcance de diversos públicos e promover interações entre a sociedade e a produção científica acadêmica. A experiência permite vislumbrar novos dispositivos de comunicação social e científica em tempos de crise. Trazendo novas perspectivas para problematizar processos da comunicação científica e a da interdisciplinaridade no enfrentamento de crises como a pandemia da COVID-19.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.