A UNIVERSIDADE EM MOVIMENTO: COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

Autores

Resumo

Texto de Apresentação do Dossiê EDUCAÇÃO, SAÚDE E COMUNICAÇÃO: APRENDIZAGENS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, realizado em parceria entre o Projeto InformaSUS-UFSCar e a Revista Cadernos da Pedagogia. Este número da Revista Cadernos de Pedagogia foi proposto em parceria com o InformaSUS-UFSCar com o objetivo de dar visibilidade às inovações que têm sido empreendidas no contexto acadêmico, as quais, em face da pandemia, colocam em análise o papel da universidade na sociedade. Desestabilizando os papéis instituídos nos sujeitos envolvidos a partir do exercício do protagonismo dos sujeitos. Os textos reunidos, em sua maioria relatos de experiência, são testemunho documental dessas inovações. Revelam novas e promissoras formas de articulação de comunidades ampliadas de ensino e pesquisa. Atualizam o papel de engajamento social da universidade no sentido da produção de conhecimento aberta e participativa, também no enfrentamento concreto de crises complexas como a que estamos enfrentando. Tal engajamento se amplia e cria laços interinstitucionais potentes, que articulam uma multiplicidade de saberes epistêmicos distintos, rizomáticos, desejantes e disruptivos, de modo a mobilizar o coletivo, em oposição ao individualismo encarcerado em si mesmo, que tanto se fez presente na reconfiguração das práticas universidades sob a égide dos interesses privados e da concentração da riqueza, desde a Reforma do Estado e processos de flexibilização e desregulamentação.

Biografia do Autor

Gustavo Nunes de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Medicina – Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do projeto Comunicação Social no Contexto da Covid-19. Médico de Família, Doutorado em Saúde Coletiva. Áreas de Atuação: Medicina; Saúde Coletiva; Humanização em Saúde; Redes Sociais e Saúde; Comunicação em Saúde; Medicina Antroposófica.

Eduardo Pinto e Silva, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Departamento de Educação – Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

20-04-2021