A UNIVERSIDADE EM MOVIMENTO: COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Resumo
Texto de Apresentação do Dossiê EDUCAÇÃO, SAÚDE E COMUNICAÇÃO: APRENDIZAGENS E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, realizado em parceria entre o Projeto InformaSUS-UFSCar e a Revista Cadernos da Pedagogia. Este número da Revista Cadernos de Pedagogia foi proposto em parceria com o InformaSUS-UFSCar com o objetivo de dar visibilidade às inovações que têm sido empreendidas no contexto acadêmico, as quais, em face da pandemia, colocam em análise o papel da universidade na sociedade. Desestabilizando os papéis instituídos nos sujeitos envolvidos a partir do exercício do protagonismo dos sujeitos. Os textos reunidos, em sua maioria relatos de experiência, são testemunho documental dessas inovações. Revelam novas e promissoras formas de articulação de comunidades ampliadas de ensino e pesquisa. Atualizam o papel de engajamento social da universidade no sentido da produção de conhecimento aberta e participativa, também no enfrentamento concreto de crises complexas como a que estamos enfrentando. Tal engajamento se amplia e cria laços interinstitucionais potentes, que articulam uma multiplicidade de saberes epistêmicos distintos, rizomáticos, desejantes e disruptivos, de modo a mobilizar o coletivo, em oposição ao individualismo encarcerado em si mesmo, que tanto se fez presente na reconfiguração das práticas universidades sob a égide dos interesses privados e da concentração da riqueza, desde a Reforma do Estado e processos de flexibilização e desregulamentação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.