LÚDICO E ALFABETIZAÇÃO: ALGUMAS TESSITURAS, OUTRAS APRENDIZAGENS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o que entendemos por alfabetização e letramento a partir da dimensão do lúdico. Para tanto, nos aproximamos das ideias de Huizinga (2014) para definição de lúdico e Luckesi (2014) sobre ludicidade, atividade lúdica e não-lúdica. Além de acrescentar nesse debate as concepções de Macedo, Petty e Passos (2005) a respeito da dimensão do lúdico na aprendizagem. Sobre alfabetização e letramento entendemos como processos indissociáveis (SOARES, 2004; CARVALHO, 2005). A questão norteadora deste estudo foi: como tornar a prática alfabetizadora enriquecedora por meio do lúdico? Concluímos que uma alfabetização que tem o lúdico como princípio da pratica educativa, rompe as cartilhas, os métodos, as técnicas, e busca se conectar, entrelaçar com os que indivíduos sentem prazer para se apropriar de qualquer código linguístico e os desafios de ser leitor e escritor. Ler e escrever, ser alfabetizado entorno de uma perspectiva lúdica, possibilita reconhecer as várias maneiras de se inventar, reviver, imaginar outros modos pensantes do que seja alfabetizar letrando.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.