APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR EM GERONTOLOGIA E COMUNICAÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Claudia Aline Valente Santos Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-0746-5084
  • Elizabeth Barham Universidade Federal de São Carlos
  • Alessandra Rossi Paolillo Universidade Federal de São Carlos
  • Iara Rocha Barros Universidade Federal de São Carlos
  • Milena Izaura de Castro Universidade Federal de São Carlos
  • Beatriz Borges Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Nicole Akemi Yamada Universidade Federal de São Carlos
  • Giovana Melo Chavez Zambrana Universidade Federal de São Carlos
  • Carolina Perez Montenegro Universidade Federal de São Carlos
  • Juliana Morais Menegussi Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Introdução: Considerando a população idosa enquanto grupo mais vulnerável ao adoecimento grave e mortalidade na Pandemia por COVID-19; o impacto gerado na vida cotidiana das pessoas idosas e suas famílias; e a necessidade de fornecer informações confiáveis ao público, foi criado um grupo temático interdisciplinar de Pessoas Idosas no site InformaSUS. O qual é composto por estudantes, docentes e profissionais da saúde e assistência social. Objetivos: Descrever uma experiência de aprendizagem em trabalho interdisciplinar numa plataforma digital de comunicação social da ciência. Método: Relato de experiência. Resultados: No relato das participantes é dito o quanto esta experiência contribuiu para o aprendizado sobre a pandemia por COVID-19, o processo de envelhecimento, comunicação social na ciência, a produção de conteúdos para internet sobre as necessidades do público idoso, e trabalho em uma equipe interdisciplinar. práticas comuns e específicas de cada área do conhecimento. Também foi destacada a importância da atividade como forma de manterem-se conectadas ao espaço universitário, com senso de utilidade pública das informações divulgadas. Conclusão: A produção e divulgação de conhecimento técnico e científico de qualidade, mesmo em uma situação adversa como uma pandemia, pode ser uma rica forma de aprendizagem do trabalho em equipe na área de Gerontologia.

Biografia do Autor

Claudia Aline Valente Santos, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos

Elizabeth Barham, Universidade Federal de São Carlos

Doutora, Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Rossi Paolillo, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos

Iara Rocha Barros, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos

Milena Izaura de Castro, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos

Beatriz Borges Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos

Nicole Akemi Yamada, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos

Giovana Melo Chavez Zambrana, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de São Carlos

Carolina Perez Montenegro, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Medicina na Universidade Federal de São Carlos

Juliana Morais Menegussi, Universidade Federal de São Carlos

Mestre, Assistente Social na Unidade Saúde Escola da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

20-04-2021

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)