APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR EM GERONTOLOGIA E COMUNICAÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Introdução: Considerando a população idosa enquanto grupo mais vulnerável ao adoecimento grave e mortalidade na Pandemia por COVID-19; o impacto gerado na vida cotidiana das pessoas idosas e suas famílias; e a necessidade de fornecer informações confiáveis ao público, foi criado um grupo temático interdisciplinar de Pessoas Idosas no site InformaSUS. O qual é composto por estudantes, docentes e profissionais da saúde e assistência social. Objetivos: Descrever uma experiência de aprendizagem em trabalho interdisciplinar numa plataforma digital de comunicação social da ciência. Método: Relato de experiência. Resultados: No relato das participantes é dito o quanto esta experiência contribuiu para o aprendizado sobre a pandemia por COVID-19, o processo de envelhecimento, comunicação social na ciência, a produção de conteúdos para internet sobre as necessidades do público idoso, e trabalho em uma equipe interdisciplinar. práticas comuns e específicas de cada área do conhecimento. Também foi destacada a importância da atividade como forma de manterem-se conectadas ao espaço universitário, com senso de utilidade pública das informações divulgadas. Conclusão: A produção e divulgação de conhecimento técnico e científico de qualidade, mesmo em uma situação adversa como uma pandemia, pode ser uma rica forma de aprendizagem do trabalho em equipe na área de Gerontologia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.