AUTOGESTÃO, ARTE E ACOLHIMENTO COMO POSSIBILIDADE DE CUIDADO PARA ESTUDANTES DISSIDENTES EM GÊNERO E/OU SEXUALIDADE

Autores

  • Ana Luisa Moraes Sombini Universidade Federal de São Carlos
  • Bruno Rodrigues Gonsales Universidade Federal de São Carlos
  • Carla Cristina Pianca Prado Universidade Federal de São Carlos
  • Cecília Peixoto Gomes Pedroza Universidade Federal de São Carlos
  • Iara Rocha Barros Universidade Federal de São Carlos
  • Sabrina Helena Ferigato Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A experiência narrada neste relato advém de um projeto viabilizado através do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE) que ocorreu entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, e objetiva a promoção de saúde mental a partir dos recortes de dissidência em sexualidade e gênero na comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pretende-se discutir as formas de organização que foram adotadas para este projeto, as relações tecidas entre discentes dissidentes em gênero e/ou sexualidade e a universidade e as possibilidades de acolhimento advindas do processo grupal. O relato da experiência será composto por depoimentos das pessoas que participaram da equipe de trabalho, com foco em suas vivências e sensações acerca da experiência. Concluímos destacando a importância da construção de projetos que visam a permanência estudantil para populações dissidentes dentro da Universidade, sem deixar de levar em consideração aspectos interseccionais que perpassam essas existências.

Biografia do Autor

Ana Luisa Moraes Sombini, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional - Departamento de Terapia Ocupacional

Bruno Rodrigues Gonsales, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Imagem e Som - Departamento de Artes e Comunicação

Carla Cristina Pianca Prado, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional - Departamento de Terapia Ocupacional

Cecília Peixoto Gomes Pedroza, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Imagem e Som - Departamento de Artes e Comunicação

Iara Rocha Barros, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Terapia Ocupacional - Departamento de Terapia Ocupacional

Sabrina Helena Ferigato, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), credenciada junto aos Programa de pós graduação em Terapia Ocupacional da UFSCAR e ao programa de pós Graduação em Saúde Coletiva da UNICAMP.

Downloads

Publicado

20-04-2021

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)