AUTOGESTÃO, ARTE E ACOLHIMENTO COMO POSSIBILIDADE DE CUIDADO PARA ESTUDANTES DISSIDENTES EM GÊNERO E/OU SEXUALIDADE
Resumo
A experiência narrada neste relato advém de um projeto viabilizado através do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE) que ocorreu entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, e objetiva a promoção de saúde mental a partir dos recortes de dissidência em sexualidade e gênero na comunidade acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pretende-se discutir as formas de organização que foram adotadas para este projeto, as relações tecidas entre discentes dissidentes em gênero e/ou sexualidade e a universidade e as possibilidades de acolhimento advindas do processo grupal. O relato da experiência será composto por depoimentos das pessoas que participaram da equipe de trabalho, com foco em suas vivências e sensações acerca da experiência. Concluímos destacando a importância da construção de projetos que visam a permanência estudantil para populações dissidentes dentro da Universidade, sem deixar de levar em consideração aspectos interseccionais que perpassam essas existências.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.