DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE E INTERPROFISSIONALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA - EXPERIÊNCIAS DE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO EM SAÚDE
Resumo
Introdução: Diante da pandemia da Covid19 e a necessidade do afastamento social, as atividades de ensino se tornaram remotas e as práticas nos serviços de saúde se reorganizaram diante das novas demandas e realidades impostas. De forma particular, a integração entre estudantes, profissionais e comunidade ganhou novas vertentes com o uso de tecnologias de informação e comunicação para continuidade das atividades. Objetivos: Relatar as experiências deste grupo PET-Saúde Interprofissionalidade para a efetivação da EIP durante a pandemia e a autopercepção dos membros do grupo sobre o desenvolvimento de competências interprofissionais e colaborativas. Resultados: O uso das tecnologias de informação diversificou a atuação de alunos, preceptores e docentes em busca da interprofissionalidade. A utilização de novos recursos para atingir a comunidade com educação em saúde, e formação interprofissional para equipes em saúde se mostrou viável e efetiva. Além disso, observou-se uma melhora na autopercepção de capacidade para comunicação interpessoal, e no trabalho em equipe pelos participantes do PET. Conclusão: Apesar dos desafios, como a pluralidade de demandas, dificuldades de acesso, limitações de conhecimento e a mudança abrupta diante da pandemia, o uso das tecnologias digitais aparentam ter um potencial para o desenvolvimento da comunicação interpessoal e para o trabalho em equipe.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.