“SAÚDE MENTAL EM AÇÃO”: INTEGRANDO SAÚDE, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Resumo
Trata-se de relato crítico-reflexivo da construção do programa de extensão Saúde Mental em Ação, cujo objetivo é prover ações e materiais para instrumentalização de profissionais e população em geral, e estratégias de cuidado para prevenção, gestão, formação e assistência direcionados a grupos específicos, com foco na saúde mental, em contexto de pandemia. É um programa interdisciplinar com ações emergenciais nas diversas fases da pandemia de COVID19. Destacamos as diferentes frentes que compõem o programa (Memória e comunicação, Ações de cuidado e formação em rede, Produção e divulgação do conhecimento), sistematizamos as ações e projetos realizados, os produtos e publicações divulgadas na plataforma InformaSUS, gerando uma síntese reflexiva e avaliativa do processo. Discutimos a saúde mental na pandemia e interfaces, explorando a produção de materiais voltados à comunicação social; sistematizamos 16 atividades de extensão vinculadas ao programa; duas propostas culturais (Festivais CultivAR-TE e Unidiversa); e um projeto intercultural envolvendo estudantes indígenas e estrangeiros (CulinARTES). A análise da interface entre saúde mental e comunicação, a partir do levantamento das postagens publicadas no InformaSUS que sistematizaram as experiências, identificou temáticas emergentes: (a) estratégias para lidar com o impacto do isolamento social no cotidiano; (b) políticas de saúde mental e (c) cuidados em saúde mental na pandemia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.