A RELAÇÃO COM O SABER: AÇÕES DE DOCENTES E GESTORES PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA

Autores

Resumo

O tema deste artigo é A relação com o saber: ações de docentes e gestores para uma aprendizagem efetiva, uma reflexão da sociedade atual, considerando a globalização e as mudanças que ocorreram na década de 1990. O objetivo deste artigo é demonstrar como as ações do cotidiano dos docentes e gestores, associado aos conceitos de Campo e Habitus de Bourdieu (1989), existentes nas instituições escolares e observado na reprodução das relações sociais resultariam como fator positivo ou negativo, para que ocorra uma aprendizagem efetiva. O problema proposto é: Quais ações, no cotidiano escolar, favorecem os vínculos de aprendizagem efetiva? A metodologia utilizada pauta-se na pesquisa qualitativa, da análise de dados coletados com seis entrevistados, sendo um ex-gestor educacional da rede municipal, três docentes atuantes no Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, da rede pública, um docente, atuante no Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, da rede privada e um gestor ambiental do setor privado. Autores como Charlot (2000), Bourdieu (1989), Foucault (2003) nortearão esta reflexão teórica. Como resultado, obtive uma reflexão sobre a relação com o saber e ações de docentes e gestores, destacando a importância da consciência da singularidade do ser humano e seus saberes.

Biografia do Autor

Mariette Mari Fanton Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFScar

Professor (a) do ensino fundamental I, da Rede Municipal de Hortolândia. Formada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Downloads

Publicado

31-08-2022