A RELAÇÃO COM O SABER: AÇÕES DE DOCENTES E GESTORES PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA
Resumo
O tema deste artigo é A relação com o saber: ações de docentes e gestores para uma aprendizagem efetiva, uma reflexão da sociedade atual, considerando a globalização e as mudanças que ocorreram na década de 1990. O objetivo deste artigo é demonstrar como as ações do cotidiano dos docentes e gestores, associado aos conceitos de Campo e Habitus de Bourdieu (1989), existentes nas instituições escolares e observado na reprodução das relações sociais resultariam como fator positivo ou negativo, para que ocorra uma aprendizagem efetiva. O problema proposto é: Quais ações, no cotidiano escolar, favorecem os vínculos de aprendizagem efetiva? A metodologia utilizada pauta-se na pesquisa qualitativa, da análise de dados coletados com seis entrevistados, sendo um ex-gestor educacional da rede municipal, três docentes atuantes no Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, da rede pública, um docente, atuante no Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, da rede privada e um gestor ambiental do setor privado. Autores como Charlot (2000), Bourdieu (1989), Foucault (2003) nortearão esta reflexão teórica. Como resultado, obtive uma reflexão sobre a relação com o saber e ações de docentes e gestores, destacando a importância da consciência da singularidade do ser humano e seus saberes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.