A MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DOCENTE COMO MEIO DE SUPERAR O FRACASSO ESCOLAR E COMPREENDER OS SABERES DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Este artigo foi elaborado a partir de estudos teóricos e de pesquisas acerca do fracasso escolar e sobre a construção do saber na tentativa de compreender como o professor que atua nas salas de alfabetização com alunos dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental motiva a aprendizagem das crianças, de modo que possam abranger-se dos saberes de seus alunos para superarem o fracasso escolar. Em primeiro lugar procurou-se entender os conceitos acerca do sucesso e do fracasso escolar sobre a perspectiva dos estudos de Charlot (2000, 2013) e dos pressupostos esperados para que o aluno de primeiro e segundo ano possa ser considerado alfabetizado dentro das normas e leis da educação brasileira, atingindo assim o êxito escolar. Em seguida, realizou-se uma reflexão sobre o sentido da aprendizagem para o aluno e o que o motiva ou mobiliza a aprender. Por fim, avaliamos os dados da pesquisa on-line realizada com 13 professoras alfabetizadoras da rede municipal de Hortolândia e analisamos o que elas dizem acerca da construção de saber de seus estudantes, as práticas e estratégias que utilizam em da sala de aula para motivar seus alunos a fim de superarem o fracasso escolar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.