FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A RELAÇÃO DO SABER TEÓRICO NA PRÁTICA EDUCATIVA
Resumo
O objetivo da pesquisa é compreender a relação dos saberes adquiridos pelos(as) professores(as), em cursos de formação continuada e sua aplicação no contexto da prática educativa. A questão-problema que norteou este estudo foi: como você espera que a construção de seus novos conhecimentos atinja os seus alunos e alunas, de modo a transformar a maneira como estes são ensinados e adquirem os seus conhecimentos? A abordagem metodológica é pesquisa biográfica, a partir da análise dos relatos de 15 professores(as) que atuam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, coletados a partir de um questionário. Os resultados obtidos foram organizados em três categorias analíticas indutivas: saber ensimesmado, a relação com saber profissional e o saber engajado, que foram discutidas a partir dos estudos feitos por Charlot (2000), Delory-Momberger (2008) e Foucault (2008). Essas categorias trouxeram evidências sobre as relações dos saberes docentes e seu processo de aquisição, bem como, a motivação. Pode-se dizer então, a respeito dos saberes: o porquê e o para que o investimento na formação, no sentido de qualificar a atuação junto aos estudantes, com destaque para a relação do saber para com o outro, como meta a ser alcançada e refletida, por todos os professores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.