A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA – UM RELATO SOBRE O PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Em face da pandemia de Covid-19 que causou a suspensão das atividades presenciais escolares, as atividades de docência do Programa de Residência Pedagógica tiveram que ser repensadas. A solução acordada foi a gravação de vídeo-aulas com temáticas que atendiam aos objetivos da BNCC e da Instituição para a Educação Infantil. A atividade relatada é uma vídeo-aula que aborda o conteúdo “formas geométricas”. Como objetivo geral buscou-se contribuir para a apreensão de conhecimentos matemáticos com o auxílio de materiais de fácil acesso às crianças pequenas de diferentes estratos sociais. Prezou-se pela ludicidade tecendo intencionalmente a atividade vídeo-gravada aos conhecimentos e objetivos necessários à formação integral dos alunos. Espera-se que os alunos consigam associar conhecimentos geométricos em formas bidimensionais e tridimensionais, que consigam ter contato com materiais, ampliando o repertório material e simbólico. Do ponto de vista formativo, tanto a atividade desenvolvida quanto o projeto cumpriram o objetivo de propiciar vivência na educação básica – objetivo do Programa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.