NOVAS SINGULARIDADES DA RACIONALIDADE BRASILEIRA: PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABISSAL
Resumo
Este estudo tem como objetivo central compreender, a partir do estudo das concepções de Santos (2007), Ela (2012) e Holanda (1999), alguns aspectos da constituição histórica da racionalidade brasileira que, fundadas em bases europeias, ainda não permitiram um pensar que expresse as singularidades que deveriam envolver a realidade brasileira e criassem novas formas epistemológicas de produzir saberes. Com os limites postos na estrutura de um artigo, os termos são abordados de forma a criar alusões e simplificar a compreensão e não como panos de fundos exageradamente necessários. Assim, os eixos temáticos que direcionaram a investigação são: dialética e história, o pensamento brasileiro criado no último século a partir de três marcos, as conexões desses saberes com uma visão eurocêntrica e a possibilidade de criarmos uma racionalidade singular que atravesse e permita criar uma outra epistemologia para além do mundo marcado pelas forças do trabalho produtivo, cuja base será a ação coletiva. Palavras-chave: singularidades; regulação-emancipação; emancipação; saberes, ressignificação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.