DISCURSOS PANDÊMICOS E SENTIDO DE VERDADE: ACONTECIMENTOS NO BRASIL
Resumo
RESUMO
Este artigo objetiva analisar os enunciados correlacionados que ocorreram no Brasil a partir da pandemia da COVID-19, discutindo como as relações de poder e saber foram facilitadores da propagação desses discursos. Utiliza-se da análise de discurso foucaultiana, em que o poder não é um componente concreto, não é observado e localizado dentro de uma determinada instituição ou do Estado, assim, também, não é algo individual, mas uma rede que se interliga. Com a polarização de ideias entre direita e esquerda, os enunciados políticos se intensificaram e isso resultou em embates fortes, ou em defesa inadvertida de cada lado, buscando um sentido de verdade. Nesse lugar, em que ninguém está fora, mas ao mesmo tempo ninguém está salvo, o jogo permanente é o da vigília, em que todos os olhos privam os movimentos alheios ao “teopoder” vivido nos discursos religiosos e políticos que se retroalimentam nas redes sociais, com farta distribuição de material fundamentado em fake news. Num momento de pandemia, em que muitos discursos se misturam, com a prevalência daquele de cunho religioso – por terem sido propalados de muitas formas e com muitos signos introjetados pelas pessoas em nossa construção genealógica – sobre os de base científica, negando estes últimos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.