DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PANDEMIA: DESAFIOS E APRENDIZADOS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Resumo
O papel do professor, a relativização do tempo e do espaço para aprender, a inclusão educacional e a mudança institucional nos sistemas e esferas educacionais, no contexto da docência na Educação Básica e Superior, em tempos de pandemia da Covid-19, na relação com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC), são aspectos tratados neste artigo. A base da pesquisa foram artigos escritos durante a pandemia e livros sobre educação e tecnologias virtuais. Conclui-se que o professor tem papel fundamental no processo de ensino como agente mediador da aprendizagem, embora carente de formação para usar didaticamente as tecnologias digitais; a relativização do tempo e do espaço para aprender abre acesso à informação e ao conhecimento; a inclusão educacional, ao lado das oportunidades advindas das TIC, também tem efeito de revelar desigualdades sociais; as mudanças institucionais apontam o autoritarismo existente e a necessidade de união dos atores do aparato educativo formal.Downloads
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