CARACTERIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE PESQUISA DE TESES E DE DISSERTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA “SÃO PAULO FAZ ESCOLA”
Resumo
Busca-se estabelecer um panorama sobre os resultados de pesquisas referentes à incidência e às possíveis implicações do Programa “São Paulo faz Escola”, no contexto de escolas da rede pública do Estado de São Paulo, a partir da análise de 39 teses e dissertações, da área de Educação, publicadas nas bibliotecas virtuais de três instituições de ensino superior estaduais do Estado de São Paulo, no período de 2009 a 2017, as quais apresentam como foco principal de investigação o referido Programa. Foram elaboradas categorias de análise relacionadas com os aspectos principais emergentes dos resultados das investigações. Como decorrência do tratamento das informações coletadas, evidenciou-se o intenso direcionamento dado pela Secretaria da Educação do Estado para a execução de suas diretrizes educacionais no âmbito das escolas da rede pública, mediante, por exemplo, a responsabilidade atribuída aos professores coordenadores frente à implementação do Programa no contexto escolar e ao atrelamento dessa política ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Ainda, destaca-se a exclusão dos professores no processo de construção da proposta, a qual se centrou em especialistas definidos pela Secretaria da Educação, e a ausência de instruções pertinentes aos agentes escolares visando à implementação da política nas escolas.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.