CARACTERIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE PESQUISA DE TESES E DE DISSERTAÇÕES SOBRE O PROGRAMA “SÃO PAULO FAZ ESCOLA”

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Resumo

Busca-se estabelecer um panorama sobre os resultados de pesquisas referentes à incidência e às possíveis implicações do Programa “São Paulo faz Escola”, no contexto de escolas da rede pública do Estado de São Paulo, a partir da análise de 39 teses e dissertações, da área de Educação, publicadas nas bibliotecas virtuais de três instituições de ensino superior estaduais do Estado de São Paulo, no período de 2009 a 2017, as quais apresentam como foco principal de investigação o referido Programa. Foram elaboradas categorias de análise relacionadas com os aspectos principais emergentes dos resultados das investigações. Como decorrência do tratamento das informações coletadas, evidenciou-se o intenso direcionamento dado pela Secretaria da Educação do Estado para a execução de suas diretrizes educacionais no âmbito das escolas da rede pública, mediante, por exemplo, a responsabilidade atribuída aos professores coordenadores frente à implementação do Programa no contexto escolar e ao atrelamento dessa política ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. Ainda, destaca-se a exclusão dos professores no processo de construção da proposta, a qual se centrou em especialistas definidos pela Secretaria da Educação, e a ausência de instruções pertinentes aos agentes escolares visando à implementação da política nas escolas.

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Publicado

13-12-2021