MICROVÍDEOS E A EDUCAÇÃO CONECTADA E MÓVEL
Resumo
O artigo aprofunda conhecimentos a respeito do microvídeo, um gênero de vídeo expoente na cibercultura, em especial das mídias sociais contemporâneas. Durante a formação de docentes buscamos trabalhar o uso de vídeos na educação online a partir do método da Pesquisa-formação na cibercultura. O objetivo geral é compreender as potencialidades dos microvídeos na educação em tempos de cibercultura. Surgindo, dessa forma, a seguinte questão de estudos: quais são as singularidades do audiovisual na educação conectada e móvel, tendo em vista as alterações tecnológicas e a criação de microvídeos em contextos diversos do cotidiano? O campo de pesquisa acontece na disciplina Tecnologias e Educação, da graduação em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde desenvolvemos um desenho didático voltado para a produção de cibervídeos. Originando narrativas e reflexões, que são entrelaçadas com os referenciais teóricos da área. A partir das experiências com o microvídeo foi possível mapear características para a sua produção com fins pedagógicos, pensando a formação de docentes para uma educação conectada e móvel.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.