NATAÇÃO ADAPTADA PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PERSPECTIVA DO ENSINO ESTRUTURADO
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista configura-se como um transtorno do neurodesenvolvimento, e apresenta variação quanto a intensidade dos sintomas e nos graus de severidade. Intervenções são propostas para desenvolver diferentes áreas do sujeito acometido, incluindo a natação, esta é tida como uma atividade completa, que busca aprimorar o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Aliado ao processo de ensino e aprendizagem - o Ensino Estruturado visa proporcionar arranjos no ambiente e nos materiais visando entendimento, independência e autonomia. Diante do exposto, o presente estudo teve por objetivo apresentar os benefícios da natação adaptada para pessoas com TEA considerando as estratégias do Ensino Estruturado. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática na base de dados Scielo, com recorte datado de 1990 a 2020. Foram selecionados 19 documentos que contribuíram para o embasamento e discussão da temática abordada. Os resultados obtidos demonstram a escassez de produção cientifica referente a TEA, natação adaptada e ensino estruturado. Os poucos estudos encontrados confirmam que o uso de estratégias do ensino estruturado junto a autistas e, especificamente, a natação adaptada possibilita a aprendizagem diferenciada, contribuindo diretamente para melhoria e ajuste de comportamentos, bem como melhorias significativas nas capacidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.