RELATO DE VIVÊNCIAS DE UM ACADÊMICO DE PEDAGOGIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA
Resumo
Este texto relata as vivências de um estudante-monitor na disciplina de Educação e Antropologia, obrigatória na estrutura curricular, do Curso de Pedagogia, numa universidade pública, em Mato Grosso do Sul. As reflexões apoiam-se em Roberto Damatta (1986), Roque de Barros Laraia (2007), Gilberto Velho (1978), Pierre Bourdieu (2015) e Pereira (2009), dentre outros. São trazidas à tona as leituras formadoras, a experiência de monitoria de graduação e uma visita técnica a um quilombo rural, todas salientam as contribuições na formação de professores com foco no estranhamento e na construção de práticas de alteridade. Os resultados sinalizam indícios de movimentação dos esquemas de percepção referente à diversidade cultural e sua relação com a docência, por meio da mediação de conteúdos que corroboram na ampliação do capital cultural científico e criam disposições para a formação do habitus estudantil.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.