VOLATILIDADE E POTÊNCIA NA LINGUAGEM DIGITAL DOS MEMES
Resumo
RESUMO: No cotidiano, as linguagens digitais são utilizadas de muitas formas e intensificam os processos de comunicação na web. Os memes, em especial, utilizam o humor para expor diferentes visões através da ironia, do sarcasmo, da crítica, mas algumas vezes reproduzem os estereótipos presentes na sociedade. Nesse contexto, o humor, a partir da lógica da banalização do lugar do outro, pode desencadear e potencializar muitas armadilhas. Os memes, com humor ácido e pesado, acabam enfatizado o riso do outro , quando o mais interessante seria rir com o outro. O elevado poder de remixagem e replicação dos memes favorece, em algumas situações, a disseminação da desinformação em um formato viral. As escolas são espaços formais de relevância nos processos de ensino e de aprendizagem e podem ressignificar a utilização dos memes, de maneira depurativa e crítica. As vivências dos alunos nas ambiências online intensificam a premência do resgate desse gênero digital como uma forma de se estabelecer o diálogo entre sociedade e sistema educacional. Palavras-chave: Criticidade; Letramento Informacional; Memes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.