MASCULINIDADES NA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Resumo
Este trabalho visa apresentar uma discussão preliminar sobre a relação que estabelece-se entre as características da masculinidade na infância e os processos históricos, tracejando as principais temáticas que auxiliaram no seu desenvolvimento e ancorando-se nas ideias sobre masculinidade e escolarização expressas por Raewyn Connell. Identifica-se assim, interpenetração da masculinidade moderna e a função do Estado na educação escolar, assim como o surgimento de concepções e propostas que surgiram em decorrência dos conflitos emergentes na virada do século XIX para o século XX. Também pode-se afirmar que ainda persiste a necessidade de discutir as repercussões sociais das concepções e apresentações das masculinidades no âmbito escolar a partir das mudanças vividas na contemporaneidade. Palavras-chave: Masculinidade; Modernidade; Infância; Escola;Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.