EDUCAÇÃO SEXUAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma visão sintética sobre a Educação Sexual no Ensino Fundamental I, a partir de uma interface com as questões históricas e culturais; as concepções teóricas e pedagógicas que norteiam este trabalho e o que o justifica a partir de uma fundamentação teórica utilizada. Para esta análise os autores valeram-se dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997); das Orientações Técnicas de Educação em Sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem (UNESCO, 2014) e da bibliografia de autores na área de sexualidade. A visão integradora do trabalho sem se ater apenas as questões biológicas e os conteúdos indicados para o Ensino Fundamental I, compõem este artigo. A importância da formação docente; a metodologia indicada; os entraves que dificultam o trabalho, como identificados em pesquisa acadêmica realizada em 2019, com 326 professores(as) do Ensino Fundamental I, em 139 municípios, das 5 regiões do Brasil, são apresentados de forma sucinta e com a análise dos resultados. As considerações finais propõem que o trabalho de educação sexual com alunos(as) do Ensino Fundamental I tenha como ponto central a educação continuada dos(as) professores(as) no que se referem aos conteúdos e metodologia e a parceria com as famílias.

Downloads

Publicado

10-08-2023