EDUCAÇÃO SEXUAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar uma visão sintética sobre a Educação Sexual no Ensino Fundamental I, a partir de uma interface com as questões históricas e culturais; as concepções teóricas e pedagógicas que norteiam este trabalho e o que o justifica a partir de uma fundamentação teórica utilizada. Para esta análise os autores valeram-se dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997); das Orientações Técnicas de Educação em Sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem (UNESCO, 2014) e da bibliografia de autores na área de sexualidade. A visão integradora do trabalho sem se ater apenas as questões biológicas e os conteúdos indicados para o Ensino Fundamental I, compõem este artigo. A importância da formação docente; a metodologia indicada; os entraves que dificultam o trabalho, como identificados em pesquisa acadêmica realizada em 2019, com 326 professores(as) do Ensino Fundamental I, em 139 municípios, das 5 regiões do Brasil, são apresentados de forma sucinta e com a análise dos resultados. As considerações finais propõem que o trabalho de educação sexual com alunos(as) do Ensino Fundamental I tenha como ponto central a educação continuada dos(as) professores(as) no que se referem aos conteúdos e metodologia e a parceria com as famílias.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.