METODOLOGIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA A PROMOÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA

Autores

  • Ricardo Gavioli de Oliveira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Starlet Nascimento de Maria Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Linda Sarah Bandeira Medeiros Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Resumo

A presente proposta, parte do pressuposto que os conceitos subsunçores atuam no processo de contextualização da aprendizagem e que os aspectos da aprendizagem significativa contribuem para a produção de um conhecimento poderoso Portanto, o presente trabalho objetiva analisar e refletir sobre os benefícios para o processo avaliativo sob uma apropriação teórica do conhecimento poderoso e da metodologia de contextualização da aprendizagem associados à teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa. Conclui-se que a integração de tal teoria como suporte para a aplicação de uma metodologia de contextualização da aprendizagem, tanto possibilita a eficiente construção de um conhecimento poderoso quanto oferece a proposta de um processo de avaliação construtivo voltado para aspectos qualitativos da aprendizagem, focado no desenvolvimento de conhecimentos e competências.

Downloads

Publicado

03-05-2022