METODOLOGIA DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA A PROMOÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO CONSTRUTIVA
Resumo
A presente proposta, parte do pressuposto que os conceitos subsunçores atuam no processo de contextualização da aprendizagem e que os aspectos da aprendizagem significativa contribuem para a produção de um conhecimento poderoso Portanto, o presente trabalho objetiva analisar e refletir sobre os benefícios para o processo avaliativo sob uma apropriação teórica do conhecimento poderoso e da metodologia de contextualização da aprendizagem associados à teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa. Conclui-se que a integração de tal teoria como suporte para a aplicação de uma metodologia de contextualização da aprendizagem, tanto possibilita a eficiente construção de um conhecimento poderoso quanto oferece a proposta de um processo de avaliação construtivo voltado para aspectos qualitativos da aprendizagem, focado no desenvolvimento de conhecimentos e competências.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.