AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - UMA BREVE ANÁLISE DAS MODALIDADES: DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA
Resumo
Esta pesquisa teve por finalidade analisar, problematizar e identificar a importância da avaliação concernentes aos conceitos e funções, mediante as seguintes modalidades: Diagnóstica, Formativa e Somativa. Como método de pesquisa optou-se por explorar em fontes bibliográficas e documentos que aprimorassem as ideias, e abordassem diferentes conceitos relacionados ao tema proposto. Observa-se que nesta pesquisa, foi possível analisar as modalidades de avaliação com um olhar mais amplo e crítico, onde veio a contribuir para o nosso processo de produção do conhecimento. Percebe-se que essas modalidades de avaliação proporcionam diferentes espaços de aprendizagem, e que são consideradas como um fator primordial para o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos, bem como pode se verificar o quão importante é a avaliação durante o decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Todos esses aspectos contribuíram para obtermos novos conhecimentos sobre o processo avaliativo, e possibilitaram uma melhor compreensão no tocante ao assunto, e uma maior proximidade com as ideias dos diferentes autores abordadosDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.