AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO MEDIADORA COMO CRITÉRIOS PARA O RECONHECIMENTO DOS ERROS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Camila Perez da Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Ivany Steffany Brito Do Nascimento
  • Railane Santos Sousa

Resumo

O trabalho reflete acerca da importância da autoavaliação realizada pela docência e pelo alunado, e da aplicabilidade da avaliação mediadora como meio de reconhecimento e superação dos erros e das adversidades encontradas ao longo do caminho percorrido na construção do saber, que podem ser solucionados através de uma revisão das práticas pedagógicas, e contribuir para o relacionamento entre os indivíduos envolvidos nesse processo. Partimos das perspectivas de BIANCHINI et al (2009), BRANDES (2005), VIEIRA (2013) e HOFFMANN [s.d], que discorrem a respeito das propostas e possibilidades avaliativas, da mudança de perspectiva no que se refere ao ato de avaliar e ser avaliado, mostrando que, este vai além da mera medição do conhecimento e da atribuição de notas, pois isso não é o que define o êxito no desenvolvimento do aprendiz. Foi constatado que a interpretação do erro como determinador de fracasso é prejudicial para a aprendizagem do aluno, pelo fato de gerar ansiedade e uma busca excessiva pela perfeição, o medo da reprovação bloqueia o desenvolvimento da sua criatividade e interfere em sua desenvoltura no referido contexto, além de impedir o aprimoramento das suas habilidades.

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Publicado

03-05-2022