O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender e analisar o uso da avaliação dentro do processo de ensino aprendizagem, levando em consideração, principalmente, a avaliação diagnóstica, formativa e somativa, entendendo como elas devem ser utilizadas em sala de aula. Utilizou-se como metodologia pesquisas bibliográficas a partir da concepção de alguns autores que tem como objeto de estudo principal a avaliação na escola. Dentre essas pesquisas, foi possível ressaltar como a avaliação deve ser feita dentro do ambiente escolar e como os métodos tradicionais ainda se sobressaem nas salas de aulas, tendo uma escala de empenho, que classifica os alunos de acordo com notas, tornando essa avaliação algo totalmente quantitativo. Porém, é possível destacar novas maneiras de aproveitar o momento avaliativo como um momento de compartilhamento, debate e reflexão sobre o que foi ensinado e principalmente instigar os alunos a aprenderem sobre seu erro, construindo assim um significado no momento da avaliação. Foi possível constatar o quanto é essencial uma reconstrução nas práticas escolares, principalmente no processo avaliativo e a importância de pais e professores caminhando juntos em busca de melhores condições de ensino e adaptações para as crianças.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.