O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Camila Perez da Silva Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Rebeca Vilhena Araújo Sousa
  • Lauanda Santos Sousa Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender e analisar o uso da avaliação dentro do processo de ensino aprendizagem, levando em consideração, principalmente, a avaliação diagnóstica, formativa e somativa, entendendo como elas devem ser utilizadas em sala de aula. Utilizou-se como metodologia pesquisas bibliográficas a partir da concepção de alguns autores que tem como objeto de estudo principal a avaliação na escola. Dentre essas pesquisas, foi possível ressaltar como a avaliação deve ser feita dentro do ambiente escolar e como os métodos tradicionais ainda se sobressaem nas salas de aulas, tendo uma escala de empenho, que classifica os alunos de acordo com notas, tornando essa avaliação algo totalmente quantitativo. Porém, é possível destacar novas maneiras de aproveitar o momento avaliativo como um momento de compartilhamento, debate e reflexão sobre o que foi ensinado e principalmente instigar os alunos a aprenderem sobre seu erro, construindo assim um significado no momento da avaliação. Foi possível constatar o quanto é essencial uma reconstrução nas práticas escolares, principalmente no processo avaliativo e a importância de pais e professores caminhando juntos em busca de melhores condições de ensino e adaptações para as crianças.

Downloads

Publicado

03-05-2022