AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM) NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

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Palavras-chave:

Palavras-chave: Monitoria; Planejamento; Ensino; Formação Inicial.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada por discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia no Programa Institucional de Monitoria (PIM), no componente curricular “Política e Planejamento da Educação”. A vivência mostrou-se desafiadora, sobretudo no contexto de ensino remoto, em decorrência da pandemia de COVID-19, quando as aulas virtuais passaram a vigorar e necessitaram de um planejamento bem estruturado para atrair e motivar os(as) discentes matriculados(as) na disciplina. Tal circunstância exigiu dos(as) monitores(as) em auxílio à professora orientadora uma ampliação de atividades que pudessem ser desenvolvidas no componente curricular. Os resultados obtidos dessa interação proporcionada pelo programa mostraram-se satisfatórios não somente com relação ao rendimento da turma monitorada, mas, também, na cognição dos(as) monitores(as), que puderam desenvolver e constatar na prática conceitos trabalhados em sala de aula, atuando com protagonismo na mediação da construção do conhecimento. A experiência na monitoria possibilitou, portanto, compreender a práxis pedagógica e as responsabilidades da docência, enriquecendo o processo formativo dos(as) estudantes de Pedagogia.

Biografia do Autor

Joriele, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Licencitura em Pedagogia, pela Faculdade de Educação da Univerdade do Estado do Rio Grande do Norte.

Wandemberg Pereira Rodrigues Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Samara, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

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Publicado

10-08-2023