AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA (PIM) NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Palavras-chave: Monitoria; Planejamento; Ensino; Formação Inicial.Resumo
Este artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada por discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia no Programa Institucional de Monitoria (PIM), no componente curricular “Política e Planejamento da Educação”. A vivência mostrou-se desafiadora, sobretudo no contexto de ensino remoto, em decorrência da pandemia de COVID-19, quando as aulas virtuais passaram a vigorar e necessitaram de um planejamento bem estruturado para atrair e motivar os(as) discentes matriculados(as) na disciplina. Tal circunstância exigiu dos(as) monitores(as) em auxílio à professora orientadora uma ampliação de atividades que pudessem ser desenvolvidas no componente curricular. Os resultados obtidos dessa interação proporcionada pelo programa mostraram-se satisfatórios não somente com relação ao rendimento da turma monitorada, mas, também, na cognição dos(as) monitores(as), que puderam desenvolver e constatar na prática conceitos trabalhados em sala de aula, atuando com protagonismo na mediação da construção do conhecimento. A experiência na monitoria possibilitou, portanto, compreender a práxis pedagógica e as responsabilidades da docência, enriquecendo o processo formativo dos(as) estudantes de Pedagogia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.