EXPERIÊNCIAS COM A MATEMÁTICA NARRADAS POR FUTURAS PEDAGOGAS: QUE MARCAS ELAS DEIXARAM?
Palavras-chave:
Experiência, Estudantes de Pedagogia, Matemática, NarrativasResumo
O principal objetivo deste artigo foi investigar marcas deixadas pelas experiências com a Matemática, em um grupo de seis estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira. A pesquisa ocorreu em meio à pandemia da COVID-19 no contexto de uma disciplina ligada à Matemática, ministrada remotamente por meio de uma plataforma digital. Experiência foi definida a partir das ideias de Larossa, como algo singular e difícil de ser repetida. Portanto, como metodologia de pesquisa, utilizamos as narrativas, que privilegiam o singular, o local, o imprevisível. A partir da análise das narrativas das estudantes, revelaram-se marcas, efeitos e afetos que as experiências com a Matemática deixaram em cada uma: trauma, ódio, medo, gratidão, interesse, constrangimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.