JOGOS ESTRUTURADOS COMO RECURSO SOCIALIZADOR PARA ESTUDANTES COM TEA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Jogos; Transtorno de Espectro do Autismo; Educação Infantil; Atendimento Educacional Especializado.Resumo
A utilização dos jogos como um facilitador para a socialização da criança com TEA na educação infantil promove possibilidades de potencializar a socialização com o grupo no qual esta criança está inserida. Está cada dia mais comum a criança com TEA que inicia na sua primeira infância a educação infantil, sendo assim cada vez mais cedo atende-se esse público no AEE. Para desenvolver e estimular as possibilidades dos alunos se faz a necessidade de um material diversificado, lúdico, de fácil acesso e planejado para alcançar aos objetivos a serem trabalhados com estas crianças. Sendo assim, os jogos tornam-se aliados do professor do AEE para potencializar as aprendizagens da criança com TEA. Foi possível constatar através das pesquisas bibliográficas presentes neste artigo e estudo de caso através de uma professora de AEE de uma escola de Educação Infantil municipal da cidade de Uruguaiana-RS, a importância e indispensabilidade dos jogos e seus favorecimentos à aprendizagem como ampliação da comunicação, curiosidade, concentração, ajuda na construção de vínculos afetivos de um modo potencializador de socialização com o meio que a criança com TEA está inserida.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.