AS NUANCES DO PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NO BRASIL
Resumo
Este texto visa apresentar reflexões sobre o atual movimento da educação domiciliar no Brasil, destacando-se as tentativas de regulamentação da prática em âmbito nacional, além das nuances presentes nesse processo. Mediante pesquisa bibliográfica e documental, foram analisados os processos pela regulamentação da educação domiciliar no âmbito federal, no atual contexto político em que o tema vem ganhando notoriedade e fortalecendo-se com apoio do Governo Federal que inseriu a temática como uma das principais de sua pauta, associando-a a projetos e grupos conservadores. Nos últimos anos, discursos favoráveis à regulamentação da educação domiciliar no Brasil recebem destaque no âmbito legislativo, executivo, judiciário e acadêmico. Houve um aumento no número de projetos de lei com esta pauta, sendo a fala dos representantes repleta de críticas à escola, ao sistema educacional vigente e reforçando a ideia de liberdade de escolha das famílias. Por outro lado, avalia-se que a regulamentação da educação domiciliar no país pode acarretar consequências no que se refere ao enfraquecimento da educação pública e riscos para a efetivação do direito à educação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.