RAP COMO INSTRUMENTO DE ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CONFLITOS ESCOLARES
Resumo
O presente artigo traz reflexões acerca de estudos e pesquisas que utilizam o rap como instrumento de articulação em práticas educacionais e a lógica da integração social, com base no referencial de Dubet (1994; 2003). A intenção foi promover mais diálogo e menos desrespeito às diversidades, com vistas a amenizar os conflitos no âmbito escolar. Comprovou-se a hipótese inicial de que as experiências e/ou práticas educacionais desenvolvidas com o rap na escola, enriquecem os saberes de estudantes a respeito da linguagem e da socialização. A oralidade no rap aparece de forma intensa e possibilita maior abertura para a linguagem escrita, de forma significativa e relevante no aspecto cultural, principalmente, para a juventude.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.