ATUAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES COM ÊNFASE NO ATENDIMENTO EMPRESARIAL
Palavras-chave:
Pedagogia, Ambiente não escolar, Atuação, Formação profissional, Pedagogia EmpresarialResumo
A atuação do pedagogo em ambientes não escolares possibilita novas perspectivas na prática pedagógica, contribuindo de forma significativa para os desafios encontrados no mercado de trabalho. Na área empresarial, o pedagogo possui o importante papel de atuar de forma interdisciplinar com os profissionais da gestão de pessoas, visando promover processos de desenvolvimento e aprendizagem corporativa. Desse modo, o presente ensaio teórico teve como objetivo discutir a atuação do pedagogo nos ambientes não escolares e como pode ser a atuação desse profissional no âmbito empresarial. A metodologia empregada foi a revisão sistemática da literatura por meio da qual foram selecionados textos acadêmicos e artigos pertinentes à temática. Constatou-se que a formação dos cursos de Pedagogia, em um contexto geral, não aborda as diversas possibilidades de atuação e que são necessárias adaptações nas matrizes dos cursos de graduação, com a finalidade de propor uma reflexão ao aluno sobre a multidimensionalidade da profissão.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.