DESIGNAÇÕES TEÓRICAS DA FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UM MUNICÍPIO PAULISTA
Resumo
A falta de esclarecimento e demarcação sobre as atribuições da função de um coordenador pedagógico, levou esse profissional ao acúmulo de incumbências que, muitas vezes, não são suas. Este artigo teve como objetivo central analisar a profissão e os encargos de um coordenador pedagógico em uma rede municipal paulistana, por meio de subsídios documentais e teóricos. Verificou-se quatro perspectivas de análises, conforme o edital do concurso público da cidade de São Carlos, em São Paulo: 1. Participação do Planejamento Escolar; 2. Auxiliar na execução do Plano Escolar; 3. Acompanhar os processos avaliativos das Diretrizes Curriculares e 4. Desenvolvimento socioeducacional de alunos, professores e comunidade. Conclui-se que, é fundamental que o edital de um concurso para a função ou cargo de coordenador pedagógico traga clareza no que se refere ao desempenho do trabalho pedagógico e coletivo da escola, além de ter consciência da importância desta atuação e das suas responsabilidades dentro da realidade institucional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.