FUNÇÕES DE UMA DIRETORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Este artigo apresenta algumas conclusões a respeito de uma pesquisa qualitativa, embasado em referenciais da gestão escolar e no entendimento de análises provindas de um estudo de caso, com o objetivo de refletir sobre a rotina de uma diretora de uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada em um município do interior de São Paulo. Teve-se como objeto de estudo uma diretora de escola, e como objetivos específicos: conhecer e referenciar teoricamente o contexto de ser diretor escolar no Brasil; conhecer a rotina de uma diretora de escola de Educação Infantil, com registro de observação contínua; e, analisar a visão da diretora sobre sua prática cotidiana. A hipótese principal era saber se um diretor de escola reflete sobre suas práticas cotidianas, ou não, isto é, se essa profissional possui uma rotina e faz uma autoavaliação do seu trabalho. Notou-se que a diretora exerce mais atribuição do que seu tempo lhe permite e se desdobra para manter a escola funcionando, ficando estressada e sobrecarregada. Ao mesmo tempo, confessa que possui, como ponto fraco, o trato nas relações interpessoais, o que nos permite inferir que talvez esteja faltando na escola uma perspectiva de gestão democrática, com participação coletiva, com o todo da escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.