ATIVIDADE GAMIFICADA COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO NO ENSINO DA QUÍMICA
Resumo
Um dos problemas que assolam o ensino tradicional é a falta de interesse dos alunos, pois estes concebem o processo de ensino e aprendizagem como algo difícil e entediante. Em resposta a esta realidade, surge a gamificação, uma metodologia que usa elementos de jogos em contextos diferentes da sua proposta original, a fim de despertar o interesse e a participação dos alunos em sala de aula. Diante do exposto, o relato buscou analisar as contribuições de uma atividade gamificada no ensino da Química, como forma de engajar alunos do 1° ano do Ensino Médio. Para isso, elaborou-se uma atividade nomeada de Quiz da Química que aborda tópicos sobre: introdução ao estudo da Química e estados físicos da matéria e suas transformações. Os resultados obtidos forneceram indícios de que a referida atividade contribuiu para o engajamento dos alunos, uma vez que estes apresentaram uma maior participação, interesse e desempenho na atividade proposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.