O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Portfólio; Avaliação; Ensino e aprendizagem; Educação Infantil.Resumo
O presente artigo é revisão bibliográfica, descritiva e exploratória, e trata do portfólio como um instrumento de avaliação de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Buscou-se conhecer o uso deste recurso avaliativo na Educação Infantil, a participação dos pais e professores para essa construção, a aplicabilidade e as vantagens da implementação no processo de ensino e aprendizagem. O portfólio, digital ou impresso, é um recurso inovador, criativo e justo, pois possibilita acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, pois pode conter além dos trabalhos desenvolvidos durante um período, registros processuais dos estudantes, relatórios, observações, imagens, dentre outros. Os dados foram coletados por meio de artigos científicos publicados em Língua Portuguesa, de pesquisas brasileiras, datadas no período de 2001 a 2021, e em leis que regulamentam a educação brasileira na Educação Infantil, e posteriormente categorizados e analisados qualitativamente. Observou-se que o portfólio materializa a proposta pedagógica da escola, o desenvolvimento do currículo e da concepção de criança marcada pelos registros e nos relatos das experiências sensoriais, expressivas, corporais, ou seja, revela-se como uma construção cuja criança é protagonista, uma vez que os produtos são resultados de suas experiências, interações e brincadeiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.