UM PLANETA CHAMADO ESOLA, EM UM UNIVERSO CHAMADO EDUCAÇÃO
Resumo
RESUMO: Este trabalho pretende discutir o papel do gestor escolar enquanto líder na busca por uma educação que comtemple não apenas a igualdade, mas equidade para a comunidade estudantil, ressaltando a importância do Curso Mentoria para diretores escolares. Pretende-se ainda, fazer a seguinte pergunta: o gestor escolar cuida de sua comunidade escolar e quem cuida do gestor? Para tanto, faz-se uma discussão sobre a qualidade educacional por meio da reflexão da construção do Projeto Político Pedagógico, tendo o gestor como um importante ator na oportunização para uma educação omnilateral em uma escola omnilateral. Para elaboração deste artigo, fez-se uma discussão teórica sobre qualidade educacional, educação para além do mercado de trabalho, formação omnilateral, educação integral, o PPP escolar e a Mentoria para diretores escolares. Usou-se para elaboração deste estudo uma pesquisa com abordagem qualitativa. Embora não superando os estudos nessa perspectiva, conclui-se que o Curso de Mentoria de Diretores Escolares pode ser considerado uma grande oportunidade para os estados e municípios na promoção de formas de aprender e ensinar, tanto das questões administrativas como emocionais, mas não é suficiente para o apoio necessário que os diretores precisam. Como também, ainda não se tem o conhecimento da replicação desse projeto pelas secretarias de educação e quais impactos causaram para o proposito pretendido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.