FORMAÇÃO DOCENTE E LITERATURA INFANTIL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar uma Abordagem Reflexiva acerca da Formação Docente junto ao trabalho com a Literatura Infantil frente a aprendizagem construtiva dos saberes das crianças na Educação Infantil. Para tanto, debatemos a formação de professores no Brasil a luz das ideias de Imbernón (2011), Gatti (2013), Tardif (2012), Nóvoa (1997) e no que diz respeito a Literatura Infantil e as múltiplas formas de aprendizagem na Educação Infantil apoiou-se em autores como: Coelho (2000), Candermatori (1994), Abramovich (2008) e Japiassu (2012) que versam sobre a Literatura Infantil. Baseou-se na pesquisa de caráter bibliográfico, através de acervos de livros, artigos, teses e dissertações sobre a temática educacional a fim de ter respostas concludentes sobre o tema (GIL, 2002). Os resultados apontam, que a Literatura Infantil em meio sua multiplicidade de saberes pelo caminho do lúdico desperta: o pensar, o imaginar, o brincar, o ler, o escrever o texto e o contexto das relações sociais, e auxiliada pela prática educativa do professor traz evolutivamente o aprender. Conclui-se, portanto, que a formação docente e seu fazer pedagógico devem vir mediadas de uma articulação promissora entre teoria e prática pois, ambas são indispensáveis para evolução das crianças na significação do mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.