TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UM CAMPO DE ESTÁGIO
Palavras-chave:
Educação Infantil, Brincadeira, Professor, Educar e cuidarResumo
A presente pesquisa tem por objetivo discorrer sobre as legislações que embasam a Educação Infantil, sua historicidade, além de apresentar uma experiência em campo de estágio. Discutem-se aqui as inúmeras transformações no âmbito educacional, abordando o cuidar na perspectiva assistencialista e o educar como uma preocupação voltada ao desenvolvimento integral da criança. Este estudo utiliza pesquisa de campo por meio de observações participativas, intervenções e pesquisa bibliográfica. Com a conclusão desta pesquisa percebe-se que os direitos das crianças descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) muitas vezes não são cumpridos de maneira efetiva, devido a diversos fatores, sendo: falta de infraestrutura, de recursos financeiros, de formação continuada e atualização dos professores da área da Educação Infantil. Ressalta-se que neste estudo pode-se relacionar a teoria com a prática, vivenciando as experiências como professor, o que é essencial para o crescimento profissional e a aquisição de novos conhecimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.