POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DIRETORES DE ESCOLA E TÉCNICOS DE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM FOCO: RELATO SOBRE AS ESTRELAS DE UM GRUPO

Autores

  • Alba Valéria Baensi

Resumo

O objetivo deste relato é buscar a interpretação de experiências e dos significados atribuídos aos diretores escolares e técnicos de secretarias municipais de educação durante seu processo de formação continuada no contexto do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com base na participação de uma das turmas, nas dez salas de aprendizagem desta formação continuada, utilizamos os elementos constituintes do diálogo reflexivo para compreender esta formação continuada.  As vivências neste grupo atuando como Apoio Técnico Teórico apontam para uma consonância entre o conteúdo da formação em relação à realidade e demandas do seu público-alvo, criando um binômio teoria x prática. A formação destes profissionais da educação que atuam nos sistemas municipais de ensino, ancorada na reflexividade prática, pode ser considerada um mecanismo de contribuição para a gestão democrática.

Biografia do Autor

Alba Valéria Baensi

Doutora em Educação pela Universidade Fluminense do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC)

Downloads

Publicado

01-04-2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)