MEMÓRIAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO DELTA DO RIO PARNAÍBA (1970-1990)
Palavras-chave:
Alfabetização; Delta do Rio Parnaíba; Prática Educativa.Resumo
O presente estudo enfoca a prática educativa de professoras alfabetizadoras que atuaram em povoados do Delta do Rio Parnaíba, no período de 1970 a 1990. O objetivo geral é analisar aspectos de práticas educativas a partir de memórias docentes em povoados ribeirinhos do Delta do Parnaíba. Especificamente, buscamos: discutir aportes sobre a história da alfabetização no Brasil; descrever o processo de alfabetização de moradores ribeirinhos do Delta do Parnaíba, no período de 1970 a 1990; caracterizar práticas educativas, a partir de memórias de professoras alfabetizadoras aposentadas. Trata-se de uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo da História Oral, tendo como técnica o relato de história oral. A base teórica se ampara em Fávero (2006), Frade (2005), Meihy (2005), Mortatti (2019; 2010; 2000), dentre outros. O estudo mostrou que a prática educativa das professoras alfabetizadoras foi significativa e trouxe importantes contribuições para os povos ribeirinhos do Delta do Parnaíba, uma vez que inseriram gerações de moradores nos processos de escolarização por meio do aprendizado da leitura, escrita e do cálculo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.