AÇÕES AFIRMATIVAS: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS NEGROS (AS) NA UFSCAR
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de um estudo sobre a permanência estudantil no ensino superior público brasileiro, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), visando compreender e discutir os problemas e desafios relativos ao acesso e à permanência de estudantes negros na universidade pública. A investigação foi realizada com estudantes que ingressaram pelo sistema de reservas de vagas, por meio do critério étnicoracial e de renda associados. As análises dos dados coletados contribuíram para a compreensão de elementos referentes à trajetória desses estudantes e as diferentes modalidades de ingresso na UFSCar entre os anos de 2008 a 2022, fortalecendo a importância da manutenção e ampliação das medidas que democratizam o acesso à universidade pública. Somado a isto, observou-se por meio das questões levantadas pelos estudantes, a necessidade de se avançar em medidas e programas institucionais, que fomentem não somente a ampliação do acesso, mas que efetivem a permanência material e simbólica dos estudantes negros (as).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.