VIVÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Alfabetização Científica; Espaços de Ensino; Narrativas de estudantes; Práticas pedagógicas inovadoras.Resumo
Objetivou-se, neste estudo, problematizar como os Espaços Não Formais (ENF) de ensino potencializam o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) dos estudantes no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, descritivo, com aproximações de estudo de caso, envolvendo três escolas municipais de Lajeado/RS e o total de 51 estudantes. Como instrumentos de coleta de dados optou-se pela observação de aulas em ENF e desenhos produzidos pelos próprios estudantes. Para análise das informações, fez-se uma aproximação com a Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Obteve-se duas categorias: “Narrativas e vivências em espaços não formais” e “Espaços de ensino e aprendizagem que estudantes desejam desenvolver suas aulas”. Percebeu-se que os ENF possibilitam o ensino para a AC, pois os estudantes sentem-se motivados por estarem em ambientes diferenciados. A própria narrativa desses demonstra a curiosidade, inquietudes e confirma que o conhecimento científico está presente no cotidiano e formando cidadãos comprometidos, com olhares e atitudes mais conscientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.