A NATALIDADE COMO HORIZONTE E FINALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil; Natalidade; Formação.Resumo
Em meio a uma época marcada pela colonização do mundo da vida, há uma aposta muito forte na formação, especialmente na educação infantil, em diferentes ambitos e finalidades. Apoiados em pesquisa bibliográfica e empírica analisamos, a partir de uma escola do oeste catarinense, a relação de proximidade e distanciamento dos pais na educação infantil, perguntado pela finalidade da educação da educação infantil. As reflexões estão baseadas em Giorgio Agamben (2009), Maturana; Verden-Zõller, (2004); Arendt (2005), entre outros. Do que se conclui que tanto a relação pais e filhos, família e escola, bem como as políticas educacionais precisam ser orientadas pela compreensão da educação infantil enquanto tempo e lugar especial da natalidade, pela educação enquanto natalidade e esta enquanto horizonte da ação pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.