EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA E LIBERDADE INTELECTUAL: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DOS EDUCADORES

Autores

  • Elenice Borges UEM
  • Célio Costa Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Formação Humana, Educação, Sociedade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a função da educação na formação do indivíduo, abordando como se dá o seu início e como pensadores clássicos e contemporâneos viam sua importância e a maneira de aplicá-la. Para tanto, percorreremos por afirmações e posicionamentos de pensadores clássicos e contemporâneos e faremos um breve comparativo com o mais atual da educação básica brasileira. Desde Aristóteles e Platão se discute a importância de uma forma de ensinar e aprender que leve o indivíduo a uma condição crítica e independente, mas além disso, é preciso que os estímulos corretos se iniciem já na infância e prepare a criança de forma gradual até que ela se torne um adulto pensante e preparado para a vida coletiva. Resta aos responsáveis por esses futuros adultos o encaminhamento dessas crianças para que no futuro possam exercer seu papel de seres intelectualmente libertos, atuantes e modificadores da sociedade.

Biografia do Autor

Elenice Borges, UEM

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Interdisciplinaridade e Docência pelo Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga. Graduada em História. Participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá.

Célio Costa, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP).

Downloads

Publicado

29-06-2024