EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA E LIBERDADE INTELECTUAL: DIÁLOGOS SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DOS EDUCADORES
Palavras-chave:
Formação Humana, Educação, SociedadeResumo
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre a função da educação na formação do indivíduo, abordando como se dá o seu início e como pensadores clássicos e contemporâneos viam sua importância e a maneira de aplicá-la. Para tanto, percorreremos por afirmações e posicionamentos de pensadores clássicos e contemporâneos e faremos um breve comparativo com o mais atual da educação básica brasileira. Desde Aristóteles e Platão se discute a importância de uma forma de ensinar e aprender que leve o indivíduo a uma condição crítica e independente, mas além disso, é preciso que os estímulos corretos se iniciem já na infância e prepare a criança de forma gradual até que ela se torne um adulto pensante e preparado para a vida coletiva. Resta aos responsáveis por esses futuros adultos o encaminhamento dessas crianças para que no futuro possam exercer seu papel de seres intelectualmente libertos, atuantes e modificadores da sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.