BNCC E ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
Resumo
O presente texto tem como objetivo compreender as possibilidades de materialização da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, no Ensino Médio, sobretudo em relação à diversificação dos currículos, em escolas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Diante do objetivo citado, surgiu à elaboração do problema central dessa pesquisa: Quais as possibilidades de materialização da BNCC, no Ensino Médio, sobretudo em relação à diversificação dos currículos, em escolas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte? Para a realização desta pesquisa, os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. As conclusões permitem dizer que o uso de material complementar permite aos docentes o trabalho com a diversidade dos alunos, contextualizando os saberes. As ressignificações na elaboração BNCC foram sofrendo nas transições de governo no Brasil transformaram as estratégias para melhorias no nosso sistema educacional em um palco de disputas ideológicas e corrida para investimentos do setor privado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.