BNCC E ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Autores

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender as possibilidades de materialização da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, no Ensino Médio, sobretudo em relação à diversificação dos currículos, em escolas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Diante do objetivo citado, surgiu à elaboração do problema central dessa pesquisa: Quais as possibilidades de materialização da BNCC, no Ensino Médio, sobretudo em relação à diversificação dos currículos, em escolas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte? Para a realização desta pesquisa, os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo.  As conclusões permitem dizer que o uso de material complementar permite aos docentes o trabalho com a diversidade dos alunos, contextualizando os saberes. As ressignificações na elaboração BNCC foram sofrendo nas transições de governo no Brasil transformaram as estratégias para melhorias no nosso sistema educacional em um palco de disputas ideológicas e corrida para investimentos do setor privado.

Biografia do Autor

juliana Cordeiro Soares Branco, UEMG

Possui pós doutorado em Educação pela UFMG, doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e especialização em Gestão de processos educativos pelo Centro de Estudos Educacionais de Minas Gerais. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atualmente professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana-PPGE, Linha 2 Trabalho, História da Educação e Políticas Educacionais. Também é Coordenadora Adjunta do Programa e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia-NECT/FaE/UEMG.

Paola Cristine Teixeira, SEE-MG

Mestra em Educação e Formação Humana pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG) - Linha 1 – Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos. Graduada em Geografia e Análise Ambiental (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Atualmente professora de geografia do ensino básico da rede pública estadual de Minas Gerais (SEE-MG).

Downloads

Publicado

29-06-2024