POR UMA PEDAGOGIA DA PERGUNTA: REFLEXÕES SOBRE SUBALTERNIDADE E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
decoloniedade, pedagogia da pergunta, comunidade de aprendizadoResumo
O presente texto busca elaborar como a pedagogia da pergunta pode ser uma alternativa a subalternidade imposta pela coloniedade nos cotidianos escolares. A partir do questionamento fundamental de Spivak (2014), “pode o subalterno falar?” encontramos em reflexões decoloniais de Fanon (2008) e a pedagogia da pergunta de Freire e Faundez (2017) atributos que nos permitam criar conhecimentos que criem outras agências para esses supostos subalternizados. Relacionando o silenciamento imposto a pessoas negras durante o colonialismo (KILOMBA, 2019) com o ideal da educação bancária da pedagogia do oprimido de Freire (1987) apresentamos algumas atividades em sala de aula que põem em prática a pedagogia da pergunta e buscam criar uma comunidade de aprendizado onde estudantes participam e tem a mesma responsabilidade que professores na educação coletiva (HOOKS, 2013).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.