A ESCOLA OUTRA E O AUTISMO: A CRIANÇA COMO SUJEITO
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista; Inclusão; Sujeito;Resumo
RESUMO:O presente trabalho conduz o leitor a algumas reflexões acerca do Transtorno do Espectro Autista - TEA e a inclusão das crianças que apresentam esta demanda na Educação Infantil. Inicialmente é apresentado um histórico sobre a evolução do tema no decorrer do tempo e as mudanças ocorridas até se chegar à nomenclatura atual. Em outro momento, a abordagem principal é sobre enxergar o aluno autista sem o rótulo da especificidade que apresenta e sim como um sujeito passível de aprendizagem como outro aluno qualquer. A partir desta temática, discorre sobre o processo de construção de saberes, a formação dos educadores e os caminhos que poderiam ser tomados para que se passe a enxergar a criança autista sem o foco na diferença e sim no sujeito e sua real inclusão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.