PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA - CAMPUS BRAGANÇA
Palavras-chave:
Planejamento educacional, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Formação de Professores, Licenciatura em Pedagogia, Experiências formativasResumo
Este relato apresenta experiências sobre Planejamento Educacional em interfaces a Educação para as Relações Étnico-Raciais em turma de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Objetiva-se compartilhar experiências formativas desenvolvidas no componente curricular Planejamento Educacional em relação à Educação para as Relações Étnico-Raciais. Metodologicamente se fundamenta em abordagem qualitativa com estudo de campo, sendo geração de dados baseada em observação participante estruturada nas etapas: planejamento de ensino, exibição de episódio de série documental; estudo de bibliografias com posterior discussão em Sessão de Estudos; resposta a Fórum virtual; analisou-se os discursos baseado nos Gêneros Discursivos de Bakhtin (2016). O aporte teórico está fundamentado em formação de professores e relações étnico-raciais (COELHO, 2006; SANTOS, 2009), planejamento educacional (VASCONCELLOS, 2009), Educação para as Relações Étnico-Raciais (GOMES; ARAÚJO, 2013), entre outros. Os resultados revelam que experiências formativas proporcionaram relações teórico-práticas significativas à formação inicial em Pedagogia, por meio de enunciações que problematizam o racismo e possibilitam práticas antirracistas educacionais. Conclui-se que o ensino e a aprendizagem consubstanciam formas de pensarmos o Planejamento Educacional como aliado da problematização do racismo presente em escolas, bem como possibilita formas de participação social da população negra para valorização e garantia de direitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.